Como tinha anunciado a opera acabou de disponibilizar o opera 10.5 pré-alpha, e à primeira vista cumpre as expectativas, sendo que a velocidade do novo motor JavaScript é realmente surpreendente.

Para alem do novo motor Javascript  esta versão trás tambem algumas novidades como navegação privada, integração no windows 7 e uma versão actualizada do seu motor de renderização, o presto.

Confira as novidades em baixo.

As grandes Novidades são:

Carakan

Opera 10.5 introduz um novo motor JavaScript, o  Carakan. É  7x mais rápido em do que o Opera 10.10 com Futhark no Windows. Resultados de um teste rápido usando V8 Benchmark:

O opera passou o safari e o firefox por uma larga margem, mas como podemos ver o Chrome continua a ser o mais rápido.
Navegação Privada

Com o opera não necessita de abrir uma nova janela para activar a navegação privada. Ao contrário do que acontece nos outros browser no opera você pode abrir uma nova aba com navegação privada.


Integração com os sistemas operativos Windows 7 e Mac

Integração com “Cocoa framework” dos Mac, parecendo agora uma Mac app.


Integração com o windows 7 (Aero Glass, Aero Peeks e Jumplists)

HTML5

O Opera 10.5 utiliza um motor de renderização actualizado (Presto 2.5.18). O Presto 2,5 introduz uma série de novos recursos, incluindo suporte para Transições CSS3 e características HTML5.


Nova página de pesquisa  e gerenciador de passwords.

Diálogos  Flutuantes

As caixas de diálogo (JavaScript alertas, autenticação HTTP, etc) são agora apresentados como uma sobreposição de página. Isto permite-lhe alternar abas ou janelas, enquanto o diálogo ainda é exibido. Da mesma forma, o diálogo do Password Manager é agora no topo da página e não irá bloquear qualquer conteúdo.

Várias melhorias na interface gráfica

O visualizador de cache e a pesquisa foram drasticamente melhorados, enquanto que o campo de endereço e o campo de pesquisa foram retocadas.

Existem alguns problemas conhecidos, incluindo o uso de memória alta e problemas de desempenho em computadores mais antigos.

Homepage: Opera


Download: Windows | Mac