A internet vai Euskera

dominio 09 09 300x276 El euskera se sube a internet

O Instituto da UPV Euskera basta colocar-se a primeira gramática da língua basca moderna feita diretamente para a consulta na rede.

Esta nova iniciativa se baseia apenas em palavras e termos utilizados em textos de 2000 e as garantias do salto Basco na onda da nova tecnologia.

Euskal gramatika Sarek (SEG), que foi assim apelidado, tem um total de 25 milhões de vozes e oferece a possibilidade para os usuários a aprender sobre todos os significados de uma palavra já existente.

Para dar uma idéia da magnitude do projeto, o Dicionário Geral Basco Mitxelena, considerado o mais completo em língua basca, “apenas” contém 5 milhões de palavras.

Por outro lado, o serviço de consulta relaciona cada palavra no texto escrito ou a mídia que tem sido usado e também o significado dado em cada caso.

SEG foi possível após três anos de árduo trabalho que os professores têm participado UPV, Universidade de Deusto, da Universidade de Zaragoza, Universidad Complutense de Madrid, da Universidade Pública de Navarra e pela Fundação Elhuyar entre outros, e tais e como anunciado pelos seus dirigentes, vai gradualmente incorporando termos.

Então as coisas e para uma mais do que emocionante, o ministro da Cultura, Blanca Urgell “Euskera chegou atrasado para a literatura e gramática, mas o tempo chegou à Internet.”