A Comissão Europeia anunciou o investimento de 18 milhões de euros durante 2010 para as redes móveis de quarta geração, que prometem velocidades até 100 megabits por segundo.

4geracao_PortugalDigital
As redes de quarta geração utilizam a tecnologia LTE (de Long Term Evolution), que permite atingir até 100 Mbps em acesso móveis. A Comissão Europeia decidiu destinar 18 milhões de euros para a investigação nesta tecnologia.


Actualmente, operadores da Alemanha, Finlândia, Suécia, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido já estão a testar estes acessos. Prevê-se que estas redes entrem em funcionamento no primeiro semestre de 2010, na Suécia e na Noruega.

A partir de Setembro, noticia a Lusa, a Comissão Europeia vai começar a negociar os pormenores do investimento com os consórcios ligados à investigação.

A LTE Avançada, uma versão mais avançada da LTE que a Comissão pretende desenvolver também, poderá oferecer velocidades de acesso até um gigabit por segundo. Com velocidades desta ordem, será possível, por exemplo, ver vídeos de alta definição no telemóvel.

Fonte Fonte: Exame Informática