O Youtube, página de partilha de vídeos na Web, anunciou esta terça-feira que vai começar a dividir a receita de publicidade com utilizadores que colocarem os vídeos mais populares, noticia a agência Reuters.

youtube

Controlado pelo Google, a página revelou que vai ampliar o programa de sócios de modo a que os indivíduos possam ganhar dinheiro com os vídeos mais populares, assim classificados pelo número de exibições e pelo número de partilhas entre usuários.


Este novo sistema criado vai permitir que, se um vídeo se tornar popular, o Youtube mande uma mensagem de «habilitação de divisão de receita» para o utilizador via e-mail.

O Youtube informou ainda que só vai vender os anúncios na página do vídeo com a autorização do utilizador.

A página tem sido alvo de várias críticas, por parte de alguns investidores do Google, por não ter conseguido converter em dinheiro o sucesso da plataforma.

Até ao momento, os utilizadores que produziam vídeos frequentemente e os colocavam na página, podiam receber dinheiro do Youtube se o solicitassem formalmente, para se associarem ao programa. De acordo com o Youtube esta iniciativa rendeu «milhares de dólares» para alguns usuários.

Fonte Fonte: Tvi 24